Santos corre algum risco de punição no caso Bauermann?
O caso Eduardo Bauermann, que está sendo investigado por esquema de manipulação de resultados no Brasileirão de 2022, ligou o sinal de alerta nos torcedores do Santos que estão na dúvida se o Peixe pode ser punido. As informações são do portal Lance, que conversou com o advogado Marcel Belfiore, especialista na área do direito esportivo.
De acordo com o advogado, as chances do Santos ser punido são baixas, a depender de uma participação ativa do clube no caso. “O prejuízo do Santos pode existir porque talvez o próprio Santos seja vítima dos atos dele (Eduardo Bauermann). Então, numa situação que ele está corrompido para tomar um cartão vermelho e, de repente, fazer um pênalti, fazer um lance contra a própria equipe. O Santos pode ser punido? Depende de uma efetiva participação ou se souberem que está acontecendo uma omissão do Santos”, disse o advogado.
Ainda na entrevista para o Lance, o advogado disse que é preciso esperar o avanço das investigações para saber se os dirigentes sabiam da situação. “A menos que as investigações mostrem que dirigentes sabiam e se omitiram, que o clube de certa forma estava envolvido… Talvez você tenha situações em que o próprio clube ou diretores estão envolvidos. O apostador primeiro procura o clube, para que o clube ajude-o a envolver mais jogadores. Não me parece, por tudo que vi, que o Santos tenha um envolvimento que justificaria uma punição. Não há previsão nos regulamentos para tirar pontos”, afirmou Belfiore.
“O papel do Santos não é fazer juízo ou não da culpa do jogador e aplicar a pena de afastá-lo. Sobretudo porque o jogador está sendo investigado (não foi condenado). O Santos não tem acesso aos documentos e provas, isso está sendo tocado na esfera criminal, pelos órgãos na investigação. É muito difícil para que o empregador tome uma medida. Vai demitir? E se demitir alguém que é inocente, no final das contas? Isso traz consequências ao Santos: reversão da justa causa, ou ter que indenizar o jogador. Então, eu entendo que o Santos não fez nada de errado ao escalar o jogador.”
O Santos decidiu afastar o jogador das atividades do time profissional até a conclusão das investigações do MP. “Afastá-lo é mais para proteger os interesses dos dois lados. O jogador, que precisa estar focado na sua defesa. Tem efeito de contaminação do elenco, é um ato que acaba indo contra até os próprios colegas. E a proteção ao próprio clube, de não contar com alguém que, talvez, continue agindo desta forma. O clube certamente não tinha acesso às informações, deve ter só pela imprensa. Não é algo que o empregador possa ter acesso, especialmente se a investigação correr sob sigilo. Como surgiram informações que dão mais robustez à investigação, aí o Santos tem mais tranquilidade para agir como agiu”, completou o advogado.
O Santos volta a campo nesta quarta-feira (10), diante do Bahia, pelo Brasileirão, na Vila Belmiro, às 19 horas, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Novas conversas revelam atitude inacreditável de Eduardo Bauermann
O zagueiro Eduardo Bauermann foi afastado do elenco profissional após investigação do Ministério Publico de Goiás indicar que o jogador está envolvido em esquema de manipulação de resultados no Brasileirão de 2022. O portal ge teve acesso a conversas do atleta, onde Bauermann indica que poderia encontrar mais jogadores do Peixe para participar do esquema.
A conversa acontece entre os dias 6 e 11 de novembro de 2022, datas em que o Santos enfrentou, respectivamente, Avaí e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Na ocasião em que as mensagens foram trocadas, os apostadores tentavam reaver o dinheiro perdido pelo fato de o zagueiro não ter levado um cartão amarelo no jogo com o Avaí. Bauermann recebeu uma transferência bancária no valor de R$ 50 mil para participar do esquema.